O português Victor Manuel Lamosa de Melo é o grande vencedor do concurso internacional Urban Photographer of the Year da CB Richard Ellis (CBRE), com a fotografia de um artesão tunisino.
O concurso recebeu este ano mais de 10 mil inscrições, sendo um número recorde desde o seu lançamento em 2006.
O painel de jurados, composto por fotógrafos profissionais de todo o mundo, distinguiu o fotógrafo português e a sua imagem de um artesão a trabalhar o bronze em Tunes, que, de forma muito realista, está em sintonia com o tema: ‘Cities at Work’ (Cidades a Trabalhar).
Victor Melo é um fotógrafo amador natural de Coimbra e residente em Sintra, que se iniciou na fotografia ainda em criança, experimentando uma velha Kodak Instamatic do seu pai. Habitualmente dedica-se à fotografia nos tempos livres, mas para o autor a fotografia é muito mais do que um mero passatempo, "é uma forma de viver e enquadrar a realidade".
O seu objectivo é criar imagens interessantes, composições agradáveis e dinâmicas, que de alguma forma impressionem e revelem a sua perspectiva, face a esta ou aquela situação do quotidiano.
Se quiseres apreciar a arte de Victor Melo , consulta a sua a galeria no Olhares.
Com a aplicação do fármaco pela via nasal, as doenças do foro respiratório podem ser mais tratáveis, já que a imunidade começa nos pulmões.
Segundo uma pesquisa apresentada por Dennis Metzger, professor da Faculdade de Medicina de Albany, nos Estados Unidos, as vacinas aplicadas pelo nariz podem ser mais eficientes no combate de, por exemplo, gripe e pneumonia.
Ainda não existe uma adaptação da vacina aos humanos mas essa realidade pode já estar próxima. Os principais testes foram realizados em ratos introduzindo por via nasal uma mistura entre a vacina normal e uma substância chamada interleucina-12, um agente imunizador natural. Obtiveram um alto nível de protecção nos animais contra o vírus da gripe, a bactéria da pneumonia e a Yersinia pestis, uma potencial ameaça biológica.
Depois do sucesso dos testes em ratos, seguem-se as experiências na via nasal humana.
Cumplicidade Letra: Jorge Fernando
Música: Fado Alberto, Fado Margaridas
Quando chamo por ti
mais ninguém ouve
A mais ninguém
é dado me entender
És o amor em mim
que se dissolve
Na água da minha alma a envelhecer
Sei que o meu pensamento
tem uma voz
Que dentro do teu ser
se faz ouvir
Assim quando te penso
somos nós
Na cumplicidade
amante de existir
Então d’ olhos fechados
num momento
Desfaço esta loucura entre nós
Por ti mil vezes chamo em pensamentoEm ti mil vezes ouves minha voz
O teu AMOR:
... é amor que inventa,
... reinventa,
... faz acontecer,
... acontece,
... renova-se,
... é loucura
... somos eternas crianças
... amor temperado,
... amor acanhado,
... amor sem vergonha,
... amor que sonha,
... que tem planos,
... amor nunca sozinho,
... amor que se contrói,
... amor que é ligado,
... amor que agita,
... amor que conquista,
... amor que é só meu,
... amor que é só teu, e juntos se enlaçam,
... AMOR QUE EU ESCOLHI!!!
Por vezes sentimos a necessidade de mostrar a todo o mundo o quanto somos felizes com a pessoa que amamos, o quanto queremos dedicar-lhe todo o nosso tempo, dedicação e carinho!!
Hoje, dia 2 de Abril, comemora-se o Dia Mundial do Autismo. Segundo "The National Society for Autistic Children" (USA;1978), o autismo é um desajuste no desenvolvimento que se manifesta de maneira grave, durante toda a vida. É incapacitante, e aparece tipicamente nos três primeiros anos de vida. É uma alteração que afecta a capacidade de comunicação do indivíduo, de estabelecer relacionamentos e de responder adequadamente ao ambiente. O autismo é mais conhecido como um problema que se manifesta por um alheamento da criança ou adulto acerca do seu mundo exterior encontrando-se centrado em si mesmo, ou seja, existem perturbações das relações afectivas com o meio. O comportamento delas é constituído por actos repetitivos e estereotipados; não suportam mudanças de ambiente e preferem um contexto inanimado.
O Dia Mundial do Autismo será assinalado em todo o mundo com a iniciativa ‘Light It Up Blue’ [Iluminem de Azul], que consiste em iluminar edifícios ou monumentos com esta cor. Portugal pinta de azul o Cristo-Rei, em Almada (Lisboa), e a Torre dos Clérigos, no Porto.
A campanha tem a finalidade de alertar consciências para um problema que afecta 70 milhões de pessoas em todo o Mundo, segundo números da organização das Nações Unidas, e 70 mil em Portugal.
Outras iniciativas de carácter local, noutras cidades do país, vão decorrer, com o mesmo objectivo e relevância. A Associação Vencer o Autismo vai realizar um jantar de beneficência, na Fundação Cupertino de Miranda, no Porto. “Queremos, tal como acontece noutras partes do mundo, este dia seja marcado de forma expressiva, também em Portugal”, refere a associação, no lançamento do evento.
Para assinalar esta data, e não apenas estando os monumentos “pintados” de azul, convido-vos também a “pintarem-se de azul”, utilizando uma peça de vestuário ou adereço desta cor.
DEZ COISAS QUE UMA CRIANÇA COM AUTISMO GOSTARIA QUE SOUBESSES:
1) Antes de tudo eu sou uma criança. Eu tenho autismo. Eu não sou apenas "Autista". O meu autismo é só um aspecto do meu carácter. Não me define como pessoa. Tu és uma pessoa com pensamentos, sentimentos e talentos. Ou tu és somente gordo, magro, alto, baixo, míope. Talvez estas sejam algumas coisas que eu perceba quando te conhecer, mas isso não é necessariamente o que és. Sendo um adulto, tu tens algum controlo de como se autodefinir. Se queres excluir uma característica, podes expressar-te de maneira diferente. Sendo criança eu ainda estou a descobrir.
2) A minha integração sensorial é desordenada. A integração sensorial pode ser o aspecto mais difícil para se compreender o autismo. Quer dizer que sentidos naturais como audição, olfacto, paladar e tacto, sensações que passam desapercebidas no teu dia-a-dia podem ser dolorosas para mim. O ambiente em que vivo pode ser hostil para mim. Eu posso parecer distraído ou noutro planeta, mas só me estou a tentar defender.
3)Por favor, lembra-te de distinguir entre não poder (eu não quero fazer) e eu não posso (eu não consigo fazer). Receber e expressar a linguagem e vocabulário pode ser muito difícil para mim. Não é que eu não escute as frases, mas sim porque eu não te compreendo. Quando me chamas do outro lado do quarto, isto é o que eu escuto: "BBBFFFZZZZSWERSRTDSRDTYFDYT João". Ao invés disso, vem falar comigo directamente com um vocabulário simples: "João, por favor, coloca o teu livro na estante. Está na hora de almoçar". Isso diz-me o que queres que eu faça e o que vai acontecer depois.
4) Eu sou um "pensador concreto" (CONCRETE THINKER). O meu pensamento é concreto, não consigo fazer abstracções. Eu interpreto muito pouco o sentido oculto das palavras. É muito confuso para mim quando me dizes "vai ver se está a chover lá fora", quando o que me queres dizer é "não me aborreças". Não digas que "isso é canjinha" quando não há “canja” e o que me queres dizer é que isso e algo fácil de fazer. Gírias, piadas, duplas intenções, paráfrases, indirectas, sarcasmos não é difícil compreender.
5) Por favor, tem paciência com o meu vocabulário limitado. Dizer o que preciso é muito difícil para mim, sobretudo, quando não sei as palavras para descrever o que sinto. Por isso, presta atenção na linguagem do meu corpo (retracção, agitação ou outros sinais de que algo está errado). Por um outro lado, posso parecer como um pequeno professor ou um artista de cinema dizendo palavras acima da minha capacidade. Na verdade, são palavras que eu memorizei do mundo ao meu redor para compensar a minha deficiência na linguagem. Por que sei exactamente o que é esperado de mim como resposta quando alguém fala comigo. As palavras difíceis que de vez em quando falo, podem vir de livros, TV, ou até mesmo serem palavras de outras pessoas. Isto é chamado de ECOLALIA.
6)Eu sou muito orientado visualmente porque a linguagem é muito difícil para mim. Por favor, mostra-me como fazer alguma coisa ao invés de me dizeres. E, por favor, está preparado para mostra-me muitas vezes, pois, repetições consistentes ajudam-me a aprender. Um esquema visual ajuda-me durante o dia-a-dia pois alivia-me do stress de ter que lembrar do que vai acontecer, ajuda-me a ter uma transição mais fácil entre uma actividade e a outra, ajuda-me a controlar o tempo, as minhas actividades e alcançar as tuas expectativas. Antes de conseguir ler, preciso de um esquema visual com fotografias ou desenhos simples, após o meu crescimento, uma combinação de palavras e fotos pode ajudar mais tarde a conhecer as palavras.
7) Por favor, presta atenção e diz o que eu posso fazer ao invés de somente dizeres o que eu não posso fazer. Como qualquer outro ser humano não posso aprender num ambiente onde me sinta sempre inútil, que há algo errado comigo e que preciso de "ser arranjado. Procura o meu potencial e vais encontrar muitos!
8) Por favor, ajuda-me nas interacções sociais. Parece que não quero brincar com as outras crianças no parque, mas algumas vezes simplesmente não sei como começar uma conversa ou entrar na brincadeira. Se tu pudesses encorajar outras crianças a me convidarem a jogar futebol ou brincar com carrinhos, talvez fique muito feliz por ser incluído. Eu sou melhor em brincadeiras que tenham actividades com estrutura: inicio-meio-fim.
9) Tenta encontrar o que provoca a minha perda de controlo. Perda de controlo, "chilique", birra, malcriação, escândalo, como quiseres chamar, com certeza que eles são mais horríveis ara mim do que para ti. Istoacontece porque um ou mais dos meus sentidos foi estimulado ao extremo. Se conseguires descobrir o que causa a minha perda de controlo, isso poderá ser prevenido. Lembra-te que todo comportamento é uma forma de comunicação. Isso te dirá o que as minhas palavras não podem dizer.
10) Se és um membro da minha família ama-me sem nenhuma condição. Elimina pensamentos como "Se ele pelo menos pudesse…" ou "Porque ele não pode…" Tu certamente não conseguiste realizar a todas as expectativas que os teus pais tinham para ti e claro que não gostarias de ser sempre lembrado disso. Eu não escolhi ser autista. Mas lembra-te que isto está a acontecer comigo e não contigo. Sem a tua ajuda a minha hipótese de alcançar uma vida adulta digna será pequena. Com o teu suporte e guia, a possibilidade é maior do que pensas. Eu prometo: EU VALHO A PENA.
E, finalmente três palavras mágicas: Paciência, Paciência, Paciência.