quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

"Gesto": Filme luso inspirado na comunidade surda


     
     Está prestes a estrear a nível nacional o filme português "Gesto", uma obra cinematográfica pioneira a nível mundial que guia os espetadores numa viagem ao universo da comunidade surda. 
O filme, que conjuga o Português com a Língua Gestual Portuguesa, foi exibido no DocLisboa, em Outubro de 2011, e vai agora percorrer o país começando em Castelo Branco já na próxima quarta-feira (dia 15). 
    "Gesto" foi produzido o ano passado após a ideia do realizador António Borges Correia que, num restaurante apinhado de gente e cheio de ruído, reparou em duas pessoas que conseguiam, ao contrário de todas as outras, comunicar tranquilamente, porque o faziam em Língua Gestual.
      A história fala de um jovem, António, que é surdo profundo e quer estudar cinema fora de Portugal para se tornar realizador e fazer filmes para todos, surdos e ouvintes.
Nesse sentido terá de pôr-se em causa a si mesmo e à comunidade a que pertence, ao mesmo tempo que lida com as dificuldades do primeiro amor com Irina, também surda, que não entende as suas motivações.
     Em comunicado, a produtora Zulfilmes admite o objetivo de transformar "Gesto" no filme português mais visto de 2012, "mesmo sem recorrer a uma grande distribuidora, promovendo a igualdade e combatendo a discriminação das pessoas surdas, proporcionando um espaço de encontro e socialização entre a comunidade surda e ouvinte". 
     A película conta com a participação de jovens atores surdos e tem participações especiais de Alexandra Lencastre, Adriano Luz e José Raposo, cujas personagens são confrontadas com uma língua que não compreendem: a Língua Gestual Portuguesa. 

Sem comentários: