
Afinal, a capacidade de criar pode não ser exclusiva do ser humano. O Museu de Zoologia, em Londres, acaba de inaugurar uma exposição com obras de arte produzidas por chimpanzés, macacos, elefantes e outros animais.
Uma pintura abstrata feita por um chimpanzé e uma natureza morta representando um vaso com uma flor e pintada por um elefante tailandês, são duas das peças principais desta original exposição.
Na mostra do Museu de Zoologia da University College, em Londres, estão ainda obras de gorilas e orangotangos. Os quadros são acompanhados de documentação histórica e biológica de cada espécie.
Desde os anos 50 que os zoologistas e outros especialistas da área usam a arte para explorar novas competências dos animais. Nessa época, o chimpanzé Congo chegou mesmo a tornar-se famoso pelos seus quadros, alguns deles vendidos por milhares de dólares. Congo pintou mais de 400 obras. Picasso e Dali foram alguns dos compradores.
Os curadores da mostra Art by Animals afirmam que o objetivo é gerar discussão e debater se estas peças podem ser consideradas arte. “Será que isto é mesmo arte?", questiona Jack Ashby, um dos responsáveis do museu, em comunicado de imprensa.
"Se a definição de um artista for alguém que cria coisas belas para o mundo, é o que esses animais estão a fazer", disse por sua vez, à BBC, um dos curadores, Mike Tuck. E na verdade, se há quem considere que alguma da arte moderna parece feita por macacos, porque não aceitar a ideia contrária?
Algumas das fotografias presentes na exposição, podem ser vistas AQUI.
Sem comentários:
Enviar um comentário